fbpx

ORTODONTIA

É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados e forma inadequada. O tratamento é procurado por pessoas que querem mudar seus sorrisos para melhor, além de proporcionar uma aparência mais agradável.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

COMO SABER SE PRECISO DE ORTODONTIA?

Através de uma consulta de avaliação, poderemos determinar se é necessário um tratamento ortodôntico e qual melhor aparelho para cada paciente.

Mordida profunda ou sobremordida

Este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

Mordida cruzada

Também referida como mordida invertida, é uma de muitas situações de alteração da posição dos dentes em que se verifica uma má oclusão na articulação entre os maxilares, dando por vezes a aparência de “boca torta”, devido ao desvio mandibular que pode envolver. Esta alteração de posicionamento dentário é relativamente frequente, podendo ser uma mordida cruzada unilateral, caso essa inversão no fecho dos dentes se verifique apenas num dos lados dos maxilares ou mordida cruzada bilateral, caso envolva ambos os lados.

Mordida aberta

Espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio de linha média dentária

Ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema

Falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Quais os tipos de aparelho ortodôntico?

Cada um com uma finalidade específica, existem modelos fixos e removíveis, metálicos e transparentes, com ou sem bráquetes. Abaixo vamos apresentar alguns deles:

Aparelho convencional

Aparelho convencional é o mais comum e tem a função de alinhar os dentes, por meio de bráquetes, fio e borrachinhas. É necessário um cuidado maior na hora da higienização. Hoje em dia, os aparelhos estão mais anatômicos e confortáveis para a boca.

Aparelho fixo estético

Possui a mesma função de corrigir dentes tortos e desalinhados, porém é feito de material transparente, sendo mais discreto e oferecendo uma melhor estética comparado ao metálico. Mesmo assim, não desgastam e proporcionam m ais segurança e beleza ao sorriso do paciente.

Aparelho invisível

São alinhadores transparentes, também conhecidos como “aparelhos invisíveis”, são um dos modelos mais modernos existentes atualmente, pois são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.

Aparelho móvel

Tem a função de manter os dentes na posição certa, por isso, é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes. Para crianças com ou sem dentição definitiva é eficaz e aconselhável esse tipo de aparelho até uns 12 anos de idade.
Agora que você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho, é hora de conversar com seu dentista para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento e, claro, na sua arcada dentária. O importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e cuidados com a higiene, incluindo sempre o aparelho nessa limpeza. As escovas interdentais são ótimas opções para quem usa aparelho, consulte seu dentista para mais informações.


Está esperando o que para agendar sua avaliação com a melhor clínica de Campinas e Região?

Abrir no Whatsapp
💬 Fale agora com o Dr. Rafael
Olá, fale agora mesmo com o Dr. Rafael pelo Whatsapp!