fbpx

ELEVE SUA AUTOESTIMA E SUA CONFIANÇA

O implante dentário é o tratamento ideal repor um ou mais dentes naturais que você perdeu.
São diversas as razões que levam uma pessoa a perder os dentes, como cáries, patologias da gengiva ou, ainda traumas. Para isso, o implante dentário é o tratamento ideal para repor um ou mais dentes naturais que você perdeu e assim, devolver um sorriso estético natural com as funções mastigatórias adequadas e equilibradas.
As próteses ou implantes dentários são capazes de transformar os sorrisos e devolver a autoestima e bem-estar para aqueles que prezam por um sorriso bonito e saudável. Para cada caso, é aplicado técnicas diferenciadas e o uso de materiais específicos que não prejudicam a saúde bucal, sendo assim o indivíduo terá a certeza de que todos os dentes pareçam aos originais da arcada dentária.

O que é um implante dentário?

São dispositivos feito em titânio e serve para substituir a raiz do dente. É um material biocompátivel com o nosso organismo, sendo fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.
Atualmente, os implantes são mais acessíveis à população, além da facilidade para o pagamento.

Qual é o momento ideal para colocar o implante?

O dentista fará uma avaliação das necessidades do paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante. O especialista em implantodontia, Rafael Medeiros Bueno (Crosp: 121.817), traz mais detalhes: “o tempo ideal para colocar um implante vai depender da formação óssea do paciente, mas no geral, não há um momento ideal para colocar implante em pacientes com saúde controlada”, diz o especialista.
“O ideal é que o implante seja colocado no momento da perda de um dente. Se o paciente chega ao consultório com uma fratura ou quebra da raiz, que vai precisar ser extraída, nós optamos por, muitas vezes, no mesmo procedimento, fazer a extração e a colocação de implante”, diz o especialista.
Nesse contexto, é fundamental a análise de um dentista, que vai avaliar as especificidades daquele paciente. Depois da avaliação do dentista e realização dos exames, é agendado o procedimento cirúrgico no consultório. Ele demora cerca de uma hora, e é realizada anestesia local.
Após a instalação do implante, é colocado um dente provisório. Decorrido um prazo (que vai variar de um paciente para o outro) e após a cicatrização, será colocado o dente definitivo.

Quais são as indicações para um implante dentário?

O implante é indicado em diversas situações. Veja algumas delas:

Pessoas que tiveram os dentes extraídos

As formas de tratamentos dentários para tratar e evitar cáries evoluíram bastante nos últimos anos. Antes da década de 60, a maioria dos casos de dores de dentes eram tratados com a extração. Com isso, muitas pessoas perderam os dentes sem que isso fosse realmente necessário.

Com o tempo e a evolução da odontologia, esse cenário mudou. Hoje, a extração só é feita caso seja realmente necessária. Essas pessoas que tiveram os dentes extraídos, portanto, são indicadas para a reabilitação oral por meio de implante dentário.

Quem perdeu os dentes em situações variadas, como acidentes, quedas ou qualquer outra ocorrência semelhante que tenha causado a perda de um ou mais dentes, é indicado o implante.

Outra situação em que há a indicação para o implante é em caso de acidentes de trânsito, quedas ou qualquer outra ocorrência semelhante que tenha causado a perda de um ou mais dentes.

Vale ressaltar que o implante não deve ser visto como um procedimento estético. Trata-se de um processo cirúrgico indicado para melhorar a saúde bucal das pessoas e proporcionar melhor qualidade de vida. Claro que, após o procedimento, também há vantagens estéticas, como a segurança em sorrir.

E quanto às contraindicações para o implante dentário?

Alguns casos devem ser avaliados com mais cautela. Por isso, é importante saber quando há algum fator de risco que possa comprometer o sucesso do procedimento. Entenda melhor sobre as contraindicações a esse modelo de reabilitação oral.

Pessoas com bons hábitos de saúde bucal

Uma das principais dificuldades para realizar o implante com sucesso é a doença periodontal. Trata-se de inflamações nas gengivas que, em casos mais graves, podem ocasionar a queda dos dentes em função da perda óssea causada pela inflamação.

Uma das principais formas de evitar essa doença é por meio de bons hábitos de higiene bucal. Portanto, escovar os dentes com frequência e usar fio dental são ações necessárias para prevenir essa doença e permitir a realização de implantes dentários.

Crianças e jovens ainda em formação óssea

A realização de implantes não é recomendada para crianças e jovens ainda em formação óssea. O motivo é bem simples: durante essa fase, o osso ainda não tem a resistência necessária para a execução do procedimento. Por isso, é importante realizar os exames adequados para garantir que a fase de crescimento esteja finalizada.

Quem toma medicamentos da classe bifosfonatos

Pessoas com osteoporose ou que tenham algum tipo de doença que precise se medicar com bifosfonatos devem passar por uma avaliação mais criteriosa antes de fazer o implante.

Afinal, os medicamentos que utilizam esse componente, como o Alendronato, Pamidronato, entre outros, podem causar osteonecrose, que são pequenas rachaduras nos ossos capazes de ocasionar a interrupção do fluxo sanguíneo no osso.


Está esperando o que para agendar sua avaliação com a melhor clínica de Campinas e Região?

Abrir no Whatsapp
💬 Fale agora com o Dr. Rafael
Olá, fale agora mesmo com o Dr. Rafael pelo Whatsapp!